sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Toma lá gramática

Vamos começar por falar de pontuação. Quando pensei neste título para apresentar este blog, percebi que poderia ser ambíguo.

Afinal, tanto posso querer dizer que vos estou a atirar uma gramática à cabeça; ou que estou a dirigir-me a uma gramática e a dizer "toma lá!"; ou ainda que estou a anunciar aos leitores de que gramática é o tópico em questão.

Mas... será que é mesmo assim? Na verdade, não é. Uma destas três hipóteses não é viável. E a razão é... a pontuação. Se eu me quiser dirigir a alguém com uma frase como "toma lá", separo a frase do seu destinatário (neste caso, "gramática") por uma simples vírgula. Esta é uma dúvida que muita gente tem: pôr vírgula ou não? Quando usar? Muitos tentam à sorte.

O problema é que, como vêem, uma simples vírgula pode mudar o sentido de uma frase. Querem outro exemplo? Há um, muito famoso, que circula pela web há uns tempos, e que é mais simples do que o do título. Ora vejam: "Vamos jantar avó." Ou "Vamos jantar, avó." 


Vêem a diferença? Na primeira frase, a única interpretação possível é a de que a avó vai ser a ementa do jantar. Na segunda, estamos a chamar a avó para que venha jantar.


Portanto, tenham cuidado quando escrevem, porque podem estar a escrever algo com um sentido diferente ao que pretendem. E eu, a partir de agora, estarei por cá para ajudar. Com dúvidas sobre pontuação e sobre muitas das partidas que a gramática nos prega de vez em quando.


Assim sendo, bem-vindos e tomem lá gramática!






Sem comentários:

Enviar um comentário