quinta-feira, 5 de maio de 2016

6 - Descriminar / Discriminar

Este erro, tal como outros de que temos falado, encontra-se frequentemente em meios de comunicação social. E tal como o erro do artigo anterior, isso tem muitas repercussões para o sentido global da frase.

O erro, mais uma vez, está relacionado com a semelhança gráfica entre as palavras, mas se atentarmos às regras de formação de palavras, podemos retirar logo daí conclusões.

A palavra descriminar tem uma partícula importante, que é o prefixo "des". Ora, o prefixo "des" significa "ação contrária" (Ciberdúvidas). Ou seja, descriminar tem como raiz a palavra "criminar", a que é acrescentado o prefixo. Logo, descriminar é o contrário de criminar. E criminar significa:

cri·mi·nar Conjugar
(latim criminor-ariacusarcaluniar)
verbo transitivo
1. Ter como criminoso.
2. Imputar crime a.
3. Acusar.


"criminar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/criminar [consultado em 05-05-2016].

A tal "ação contrária" de tudo isto, vulgo, a palavra descriminar, significa:

des·cri·mi·nar Conjugar
(des- + criminar)
verbo transitivo
Tirar a culpa aabsolver do crime imputado. = DESCRIMINALIZAR

"descriminar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/descriminar [consultado em 05-05-2016].

Portanto, fixem o truque: se virem o "des", é um prefixo e a palavra está relacionada com a absolvição de culpa de alguém, em frases do tipo o juiz descriminou o homem acusado de traficar droga.

Isto nada tem que ver com a palavra associada a conceitos como xenofobia ou intolerância, que é a palavra discriminar ou discriminação, etc. E "dis" não é prefixo de coisa nenhuma; pelo contrário, faz parte da raiz da palavra discriminar. Que, por sua vez, significa:

dis·cri·mi·nar Conjugar
(latim discrimino-are)
verbo transitivo
1. Estabelecer diferenças. = DESTRINÇARDIFERENÇARDISCERNIRDISTINGUIR
2. Colocar algo ou alguém de parte. = SEPARAR
3. Tratar de modo desigual ou injustocom base em preconceitos de alguma ordemnomeadamente sexualreligiosaétnicaetc.

"discriminar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/discriminar [consultado em 05-05-2016].

Portanto, podemos discriminar pessoas de diferentes origens, etnias, etc; podemos apresentar uma conta discriminada. O que não podemos fazer é discriminar alguém de um crime cometido ou descriminar uma pessoa pela sua etnia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário